Meseque (do hebraico משך, "precioso"), é um personagem bíblico do Antigo Testamento, filho de Jafé e neto de Noé. Seu nome aparece sempre em conexão ao de Tubal. ... Os descendentes de Meseque e Tubal estenderam-se por grandes extensões da Ásia e, até mesmo, Europa.
Gogue e Magogue aparecem no livro de Gênesis, nos livros de Ezequiel, Apocalipse e no Alcorão. São muitas vezes apresentados como o nome de um príncipe, ou de um líder, ou ainda de um povo que habitava em uma região denominada Meseque e Tubal. Eles também aparecem na mitologia e no folclore.
De acordo com a tradição islâmica, Gogue e Magogue são "filhos de Adão" Sahih al-Bukhari e seres humanos, que podem ser soltos quando uma pessoa retorna a uma cidade que foi destruída e eles são banidos de lá. Alguns estudiosos acreditam que essa cidade seja Jerusalém.
Na profecia de Ezequiel, Gogue seria um líder de um grande exército que ataca a terra de Israel. Gogue é descrito como "da terra de Magogue, príncipe de Meseque e Tubal" (Ezequiel 38:2-3). Em Ezequiel, a batalha de Gogue e Magogue ocorre no período da tribulação.
Madai (do hebraico מדי, "terra do meio") é um personagem do Antigo Testamento, um dos filhos de Jafé. É, também, a expressão que designa os medos em registros assírios.
Assim, Tubal ficava ao N de Israel, mas não tão distante a ponto de não ter contato comercial com Tiro, na Fenícia. Há peritos que acham que esse nome se refere ao povo Tabali, de inscrições assírias, em que Tabali e Musku (evidentemente Meseque) são mencionados juntos.
-The Oxford Bíblia diz Atlas de Meseque e de Tubal que eles são ", as regiões da Ásia Menor [Turquia]."