Que é feito ou formado de grandes pedras.
Os monumentos megalíticos são conjuntos de construções milenares feitas com grandes blocos de pedras que pesam toneladas. ... Começou a ser construído por volta de cinco mil anos c.C. e é o maior conjunto de Menires da Península Ibérica. Este conjunto foi possivelmente utilizado como observatório astronômico.
Significado de Megalítico adjetivo Diz-se das construções pré-históricas, feitas de grandes blocos de pedra: os dólmens são monumentos megalíticos.
Como principais tipos de monumentos megalíticos temos: Menir: que consiste num megálito, coluna rudimentar, erguida em direcção ao céu, sendo muitas vezes trabalhado de modo a apresentar uma configuração cilíndrica ou cónica, associada à forma fálica.
Os dólmens são monumentos megalíticos tumulares coletivos construídos por humanos (datados desde o fim do V milênio a.C. até ao fim do III milênio a.C., na Europa, e até ao I milênio, no Extremo Oriente). O nome deriva do Bretão dol = mesa e men = pedra.
Essas moradias foram conhecidas por Nuragues, que significam construções edificadas em pedra, em forma de um cone incompleto, sem nenhum tipo de mistura de materiais para uni-las ou revesti-las. ... Os Dolmens são construções que também fazem parte do período neolítico.
MONUMENTOS MEGALÍTICOS. Um dos monumentos megalíticos mais famosos situa-se em Stonehenge, na Inglaterra. Ainda hoje esse conjunto de pedras gigantescas, dispostas em círculos concêntricos, desperta a curiosidade de leigos e estudiosos.
Em arqueologia, designa o conjunto de construções de grandes blocos de pedras, típicas das sociedades pré-históricas, edificadas essencialmente no período neolítico (por vezes também idade do Cobre e Bronze) com objectivos simbólicos, religiosos e principalmente funerários.
Cromeleque, ou cromlech, é o conjunto de diversos menires dispostos, normalmente em um ou vários círculos, ou elipses, mas também em rectângulos, em semicírculos ou ainda estruturas mais complexas como o cromeleque dos Almendres, construído entre 3300e 1800a.