mártir. pessoa que sofreu tormentos ou a morte pela defesa dos seus ideais, de uma causa, etc.
Pessoa que sofre tormentos ou a morte por uma crença, uma ideia ou uma causa.
1 sacrificado, imolado. 2 vítima.
Nos primeiros séculos, via de regra, os martírios aconteceram fora das muralhas das cidades, assim como acontecera com a crucificação de Cristo. "E arrastando-o para fora da cidade, começaram a apedrejá-lo" , relata o Novo Testamento sobre o primeiro mártir, santo Estevão.
Santo Estêvão Santo Estêvão é o primeiro mártir do cristianismo, sendo considerado santo por algumas das denominações cristãs (católica, ortodoxa e a anglicana).
O pescador que tornou-se apóstolo, Tiago Maior, tem a sua morte relatada de fontes mais confiáveis. Ele teria sido morto pouco mais de 10 anos depois que Cristo. Ele foi decapitado em Jerusalém na mesmo ocasião em que Pedro foi preso. Foi Tiago, o primeiro discípulo a morrer em nome da causa cristã.
SubstantivoEditarSingularPluralMasculinomártirmártiresFeminino
A lição que fica é impactante sob todos os aspectos, principalmente porque a causa desse martírio é a doação da própria vida para poupar outras vidas, na imensa maioria, de pessoas desconhecidas. ... E é morrendo que se vive para a vida eterna".
Do ponto de vista cristão e dentro do contexto do Novo Testamento pode-se dizer que mártir é aquele que preferiu morrer a renunciar à sua fé, por defender a veracidade do que consiste "a Palavra de Deus" entregando a própria vida para este fim, para que a essência desta verdade fosse preservada.
Assim, os Santos Inocentes, as crianças que foram mortas em Belém a mando de Herodes, o Grande, embora não tenham sido batizados na água diz-se que receberam o "batismo de sangue" porque foram mortos no lugar de Jesus Cristo e por causa dele. Estes são considerados os primeiros mártires do cristianismo.