O manterrupting acontece quando homens interrompem falas de mulheres.
GASLIGHTING (cenário 1) – Acontece quando numa conversa o homem leva a mulher a achar que enlouqueceu ou que ela está enganada sobre um assunto. ... MANSPLAINING (cenário 2) – Acontece quando um homem usa seu tempo para explicar algo que é óbvio para a mulher, como se ela não tivesse a capacidade de entender.
Mansplaining. ... Dessa forma, mansplaining é o termo usado para descrever um homem que tenta explicar algo a uma mulher, assumindo que ela não entende sobre o assunto - implicitamente, essa atitude subestima a inteligência da mulher. A palavra foi criada a partir da junção entre man (homem) e explain (explicar), em inglês ...
Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino. ... Ou seja, o machismo é a ideia errônea de que os homens são "superiores" às mulheres.
Manterrupting é um neologismo surgido a partir da junção das palavras em inglês "man" (homem) e "interrupting" (interrompendo) para indicar a interrupção desnecessária de uma mulher por um homem.
Como se livrar do mansplaining? Não há o que nós, mulheres, possamos fazer para evitar que o mansplaining aconteça. Cabe aos homens tomarem consciência e procurarem uma desconstrução e reflexão contínua, pois todo ser humano é passível de evolução.
Segundo a Fundação Tide Setubal, manterrupting, bropriating, gaslighting e mansplaining são alguns dos termos criados para sinalizar o machismo nas relações e qualificar o comportamento masculino em relação a uma mulher em diferentes situações.
O que é Subestimar: Por isso, quando alguém pede para não ser subestimada significa que deseja não ser julgada inicialmente como incapaz de fazer algo que é capaz. Exemplo: "Não me subestima, eu sou capaz de lidar com a situação".
Alguns ativistas de ambos os sexos não se referem aos homens como "feministas", e irá se referir a todos os homens pró-feministas por masculinistas, mesmo que os homens em questão referem-se a si mesmos como "feministas".
O machismo é o preconceito que exerce uma função social de dominação dos homens sobre as mulheres, inferiorizando-as com a finalidade de controlar comportamentos e subjugar sua existência, para que a apro- priação do tempo, do corpo e do trabalho delas seja mais eficaz e lucrativa nessa sociedade.