Em biologia evolutiva, o termo macroevolução refere-se à evolução em larga escala, processo que engloba as maiores tendências e transformações evolutivas que podem ser reveladas pelo registro fóssil.
Microevolução é a ocorrência de mudanças evolutivas em pequena escala, como as mudanças de frequências gênicas dentro de uma população , ao longo de um número reduzido de gerações.
A macroevolução, diferentemente da microevolução, relaciona-se com a evolução que ocorre em um nível acima de espécie. ... Na macroevolução, admite-se que mudanças de grandes proporções podem ocorrer de maneira rápida durante um processo de especiação.
Estudos macroevolutivos têm como foco as mudanças que ocorrem no nível de espécie ou acima, em contraste com a microevolução, que tem como objeto de estudo mudanças evolutivas em menor escala, que ocorrem dentro de uma espécie ou população, e podem ser descritas como mudanças nas frequências alélicas.
Atualmente, na biologia evolutiva, a palavra macroevolução é usada em referência a qualquer mudança evolutiva a nível de espécie ou acima dela. Significa a divisão de uma espécie em duas (especiação ou cladogênese do grego, origem do ramo) ou as mudanças numa espécie ao longo do tempo (anagênese).
Coevolução é o nome dado ao processo pelo qual duas ou mais espécies evoluem simultaneamente em resposta às pressões seletivas exercidas pela outra. ... Ainda pensando na relação inseto-planta, as adaptações existentes entre insetos polinizadores e flores são provavelmente resultantes de coevolução.
anagênese se refere à "microevolução", consiste na transformação progressiva de uma especie, com mudanças graduais que levam à adaptação evolutiva. Cladogênese é o processo pelo qual duas populaçoes isoladas diferenciam-se no decorrer do tempo, originando duas novas especies.
Mudanças microevolutivas acontecem de algumas maneiras básicas. Mutação, migração, deriva genética e seleção natural todos são processos que podem afetar diretamente frequências gênicas em uma população.
Especiação alopátrica (do grego allos, "outro" + patrã, pátria), também conhecida como especiação geográfica, é o fenômeno que acontece quando grandes populações biológicas ficam fisicamente isoladas por uma barreira externa e desenvolvem isolamento reprodutivo interno (genético), de tal modo que, se depois a barreira ...
Especiação simpátrica é a divergência genética de várias populações (de uma espécie parental única) que habitam a mesma região geográfica, de modo a que essas populações se tornam espécies diferentes.