O elefante-da-savana (Loxodonta africana) também conhecido como elefante africano da savana, é a maior das duas espécies existentes de elefantes africano e o maior animal terrestre vivo.
Loxodonta africana Eles são os maiores animais terrestres viventes, são herbívoros e habitam algumas regiões da África e da Ásia. São conhecidas duas espécies de elefantes, a Loxodonta africana (elefante africano) e a Elephas maximus (elefante asiático).
Os elefantes-africanos são animais de coloração, normalmente, cinza e pele bastante espessa com poucos pelos. Possuem corpo bastante pesado, que se apoia sobre pernas grossas e pés largos. Possuem grandes presas na mandíbula superior, que crescem por toda a vida do animal e recebem o nome de marfim.
Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades.
O elefante-africano (Loxodonta) é um gênero da família elephantidae. O gênero é composto por duas espécies existentes de elefante: elefante-da-savana (Loxodonta africana) e elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis).
O maior elefante já registrado, baleado em Angola, em 1965, pesava 12 274 kg (12 toneladas e 274 quilos), em pé tinha 4,2 metros de altura. O corpo dele está montado na rotunda do Museu Nacional de História Natural, em Washington, D.C.
Elefante-da-savana: 6.000 kg Elefante-da-floresta: 2.700 – 6.000 kg Elefantes africanos/Peso
Elefante-asiático: 5,5 – 6,5 m Elefantes/Comprimento
Características físicas Os elefantes têm pele grossa, rugosa e pouco peluda. ... O elefante asiático pode chegar a 3,5 metros de altura. O elefante africano é mais alto, podendo ter até 4 metros de altura. Suas orelhas são maiores também.
Boa memoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, postura, autoridade, longevidade, sabedoria e majestade são algumas das qualidades que representa. A cultura ocidental considera o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito.