"Os sulcos horizontais, ou linhas de Beau, podem ser o resultado de um estressor fisiológico ou algo sistêmico como diabetes, anormalidades da tireoide ou doença renal", diz, acrescentando que às vezes traumas físicos como bater a mão ou dedos contra algo, assim como a falta de nutrientes devido a um distúrbio ...
A deficiência de algumas vitaminas e minerais, vitamina A, B e zinco, também podem levar a alterações nas unhas, inclusive aparecimento de ondulações, o que deixa a unha com aspecto enrugado. Além disso, pode ser verificada a presença de linhas brancas na superfície da unha, cutícula grossa e unhas mais fracas.
Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
O único tratamento possível é lixar e aplicar base e esmalte. As unhas tendem a ficar com um bom aspecto após terem sido tratadas dessa forma. Quando esse sulco é único e atinge apenas uma unha, a maior chance é que isso seja causada pelo hábito de cutucar a cutícula daquela determinada unha.
Como saber se suas unhas estão saudáveis?
Já a onicorrexe ocorre principalmente por fatores idiopáticos, ou seja, sem uma causa definida, fatores sistêmicos, como a anemia, e fatores locais, como trauma, inflamação e infecções", explica a especialista. Segundo a médica, alguns cuidados podem ser tomados para que as unhas fiquem mais saudáveis e protegidas.
– Unhas ressecadas, que quebram com facilidade e descamam: falta de vitamina A, proteínas e cálcio; contato com produtos químicos diversos, além dos químicos encontrados em diversos alimentos industrializados.
As manchas brancas na unha, denominadas pela medicina de leuconíquia, não são consideradas uma doença. Geralmente não estão associadas a algum sintoma, sendo apenas um sinal de deficiência alimentar ou problemas que podem ser causados por danos na raiz das unhas.