Ouça em voz altaPausarPara além disso, a lesma é vista como o símbolo do pecado, mostrando como são as vidas dos pecadores, sem luz, sem vida e praticamente sem salvação. Ignora tudo o que a vida tem para oferecer, isto porque são vistas como sendo pecadoras.
Ouça em voz altaPausarO ìgbín ou caramujo é um dos principais símbolos de Oxalá. Ele representa a calma e a vitória sobre conflitos e calamidades. Muito sensível, o ìgbín quando pressente qualquer adversidade se recolhe em sua casca. Da mesma forma, as pessoas de Oxalá tem um adágio relacionado ao perigo: "É melhor eu ficar no ìgbín".
Ouça em voz altaPausarA lesma apresenta quatro tentáculos em sua cabeça: dois deles têm um olho na ponta e os outros dois são usados para função de tato e olfato. Detalhe que as lesmas exercem papel importante na natureza, uma vez que servem de alimento para outros bichos e ajudam a adubar a terra.
Ouça em voz altaPausarCuidado com crianças e animais de estimação As lesmas transmitem doenças aos cães e gatos, isso porque elas carregam dentro e fora do seu corpo bactérias, vírus e vermes. Em caso de contato elas podem transmitir intoxicações alimentares, doenças bacterianas e virais.
Ouça em voz altaPausarPara eliminá-los, polvilhe sal, bicarbonato de sódio ou canela em pó ao redor do vaso ou do local, o que cria uma barreira também para as formigas. No entanto, cuidado com o sal, muito conhecido no combate contra as lesmas, já que pode salinizar o solo e prejudicar as plantas.
Ouça em voz altaPausarAs lesmas são moluscos e por isso precisam de um ambiente úmido para viver, dessa forma, os melhores locais para elas são os jardins das casas e vasos. As lesmas costumam ficar nas partes mais escuras e úmidas dos jardins, escondidas na terra, dentro de folhas e no meio de plantas ou locais onde tenha água.