3.1. - Liquidez corrente (ou comum): - LC = AC/PC; Liquidez seca: - LS = (AC-estoques)/PC; ... OBS: no cálculo dos quocientes de liquidez não devem ser considerados as despesas antecipadas do AC ou ARLP e as despesas deferidas do ativo diferido.
AC = ativo circulante; E = estoque; PC = passivo circulante.
o objetivo geral desses quocientes é avaliar a situação FINaNCEIra da empresa, medindo, em geral, a capacidade de a empresa pagar suas dívidas a curto e/ou longo prazos, utilizando os recursos aplicados no ativo.
Os indicadores de liquidez determinam a capacidade monetária que uma empresa tem para cumprir com suas obrigações do passivo. Ou seja, analisando os resultados deste quatro índices financeiros, fornecedores, bancos, investidores, e os próprios sócios podem averiguar a saúde financeira do negócio em determinado período.
ACF = Ativo Circulante Financeiro; ACC = Ativo Circulante Cíclico; ARLP = Ativo Realizável a longo prazo; AP = Ativo Permanente; PCC = Passivo Circulante Cíclico; Page 9 87 Notas Unidade: Analisando os Demonstrativos Financeiros I PCF = Passivo Circulante Financeiro; PELP = Passivo Exigível a longo prazo; PL = ...
A análise por quociente, baseia-se no cálculo da relação numérica entre dois elementos patrimoniais e/ou de resultado. ... Portanto, a principal finalidade da análise por quociente é estabelecer indicadores de situações específicas referentes aos aspectos econômico-financeiros de uma empresa.
Capital de terceiros: é o dinheiro que entra na empresa por meio de recursos de entidades externas, principalmente advindo de empréstimos. Esse valor está relacionado ao passivo real do negócio e precisa ser devolvido em conformidade com o contrato de crédito assinado.
Exemplos Ativo Realizável a Longo Prazo Depósitos bancários a longo prazo – cheques ou transferências que entrarão no caixa da empresa após um período de doze meses. Duplicatas a receber de longo prazo – valores decorrentes de vendas parceladas em longo prazo.