1. Tipo de macarrão japonês, ou a sopa feita com o mesmo. Exemplo de uso da palavra Lámen: Adoro comer o miojo do tipo lámen.
Versão integral é melhor. Algumas marcas apresentam uma versão integral do miojo, que tradicionalmente é feito apenas com farinha branca. A presença de farinha integral deixa o macarrão um pouco mais saudável – principalmente se não utilizar o tempero.
O tempero do miojo faz mal porque leva em sua composição o Glutamato monossódico (MSG, sigla em inglês), que é um aditivo responsável por dar gosto ao tempero e ao miojo, que pode fazer mal para a saúde. O MSG pode causar várias reações passageiras como dor de cabeça, enjoo e indisposição.
Segundo a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia, o alimento pode, sim, ser usado para dietas, mas não como item principal das refeições. — O macarrão é pouco calórico, mas também não é nutritivo.
"(Esse tempero) tem alto teor de glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz muito mal à saúde, podendo levar a tonturas, enxaqueca, fraqueza e até doenças mais graves como o câncer", alertou.
A marca Maggi Lamenitos, voltada ao público infantil, é a que possui o maior nível do aditivo glutamato monossódico, que ocasiona alergias. Além das seis marcas apresentadas ao lado, a Pro Teste também avaliou os macarrões Great Value, Ranata Express, Nissin Lámen e Nissin Turma da Mônica, sabor galinha caipira.
Como deixar o miojo mais saudável? Para que seja uma opção mais saudável, é recomendado que o macarrão instantâneo seja consumido com moderação e sem o tempero industrializado. Acrescentar verduras, legumes e carnes magras também ajuda a refeição a ficar mais completa e com maiores valores nutricionais.