O que significa lactato alto O aumento da concentração de lactato circulante, chamada de hiperlactemia, pode acontecer devido ao aumento da produção de lactato, alteração no fornecimento de oxigênio para os tecidos ou deficiência na eliminação dessa substância do organismo, resultando no seu acúmulo no sangue.
No dia a dia do plantão, a causa mais comum de aumento do lactato é a má perfusão sistêmica: a redução na oferta e/ou captação de oxigênio nos tecidos favorece o metabolismo celular anaeróbio, com maior produção do ácido lático.
O tratamento é o suporte hemodinâmico. A correção da acidose com bicarbonato ou diálise é tema controverso e não há suporte robusto na literatura. Muitos autores recomendam repor bicarbonato se pH < 7,15-7,20.
A mensuração do lactato sanguíneo com determinação do limiar anaeróbio é uma forma simples e difundida de avaliar o desempenho físico. O lactato é o produto final da glicólise anaeróbia, um dos processos geradores de energia no corpo humano, junto com os sistemas dos fosfagênios e aeróbio.
O exame de lactato é pedido principalmente para ajudar a determinar se o indivíduo apresenta acidose láctea, alto nível de lactato no sangue. O lactato é um produto do metabolismo celular. Dependendo do pH, pode estar presente na forma de ácido láctico.
Os autores especularam que, no começo da evolução da sepse, os níveis aumenta- dos de lactato respondem rapidamente às melhoras do for- necimento de oxigênio aos tecidos (que é o principal efeito do aumento do débito cardíaco, por meio da ressuscitação hídrica, e da melhora da pressão de perfusão, pelo uso de ...
Os níveis de ácido láctico podem aumentar durante o exercício extenuante e quando certas doenças ou distúrbios reduzam o fluxo de sangue e oxigênio. A acidez reduz o pH do sangue e torna a respiração mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta liberar o excesso de ácido no sangue .
Eis agora quais são.
Formas de reduzir o ácido lático acumulado nos músculos
Após o início da ressuscitação, se o balanço entre a deman- da e o fornecimento de oxigênio efetivamente melhorar, os níveis de lactato devem diminuir rapidamente (Figura 1). Assim, mensurações frequentes (pelo menos a cada 2 horas) devem fazer parte do protocolo de ressuscitação.