substantivo masculino Olho simples de numerosos artrópodes (larvas de insetos, aracnídeos etc.). Pinta arredondada, de várias cores, nas asas de insetos, plumagem de aves (como as penas de pavão), pêlo de mamíferos; olhinho.
Cada um dos pontos variegados que, parecendo olhos, matizam certos órgãos. ... [ Zoologia ] Olho dos artrópodes.
Visão: 1 óptica, ótica, óptico, ótico. Visão: 2 óptica.
Ocelos são órgãos visuais simples, encontrados em invertebrados como celenterados, platelmintos, moluscos e artrópodes. Eles informam ao sistema nervoso a intensidade e direção da luz, mas não formam imagens.
1. Lábio superior dos mamíferos. 4. [ Entomologia ] Extremidade do bico dos insectos .
Ocelo é o olho primitivo das hidromedusas, platelmintos e alguns insetos, constituído pelo agrupamento de células fotorreceptoras. São estruturas pequenas e isoladas, constituídas por células sensoriais, revestidas por células pigmentadas, conectadas ao nervo óptico.
São estruturas pequenas e isoladas, constituídas por células sensoriais, revestidas por células pigmentadas, conectadas ao nervo óptico. Os ocelos detectam a intensidade e direção da luz, mas não são capazes de formar imagens.
Os olhos simples são estruturas visuais dotadas de uma lente e capazes de formar imagens. Essas estruturas estão presentes nos aracnídeos na região frontal do cefalotórax. Os olhos compostos são formados por unidades visuais chamadas de omatídeos. Cada omatídeo é formado por uma córnea e lentes próprias.
Georreceptor. Estrutura sensitiva responsável pela orientação do animal no sentido da força gravítica.