- expressão de respeito, que quer dizer Meu Velho!
benga é o mesmo que pênis, no popular.
Cota (noviça): Nome dado a uma mulher que entra no terreiro com a intenção de se ingressar na religião. ... Em muitos terreiros, é a única mulher que pode jogar os búzios. É muito raro se ver terreiros de Umbanda que usem este nível, porem nos terreiros de Candomblé, é muito comum, em algumas nações.
A dor de cabeça' para se adquirir um bilhete de identidade nunca acaba. Pelos postos de identificação, continuam a registar-se longas filas. E há quem se aproveita da situação para fazer dinheiro. São os 'mixeiros' que, em colaboração com os funcionários, facilitam o processo em troca de 'gasosa'.
Carro potente, o qual costuma vencer todas as provas de arrancada e track day das quais participa. Outro uso do termo consiste em "tomar benga", utilizado para aqueles que perderam a corrida.
Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que "não incorporam", ou "entram em transe", ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.
Um boa Ekedi tem que estar sempre atenta ao menor gesto do seu Babalorixá/Iyalorixá, dar ritmo a Casa coordenando funções, observando e sendo os olhos de seu zelador.