Jaburu é conhecido no Brasil como uma gíria para mulher muito feia ou pessoa que é desajeitada e esquisita, mas que também denomina uma espécie de ave (Jabiru mycteria) caracterizada por ter a plumagem do corpo branca e a cabeça negra.
Alimenta-se de moluscos, répteis, insetos, pequenos mamíferos e peixes. Na estação seca também se alimenta de pescados mortos por falta de oxigênio, impedindo a proliferação de doenças e contaminação da água. Para detectar suas presas prefere utilizar o tato ao invés da visão.
O tuiuiú é o nome de uma ave ciconiiforme da família Ciconiidae. Também conhecido como jaburru, jaburu, tuim-de-papo-vermelho (no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e cauauá (no Amazonas). O tuiuiú é considerado a ave-símbolo do Pantanal onde é a maior ave voadora.
Alimentação: Carnívora, alimentando-se de peixes, moluscos e anfíbios. Reprodução: Deposita de 2 a 5 ovos em ninho grande construído em árvores altas ou em troncos de árvores mortas.
substantivo masculino Ave passeriforme da família dos trogloditídeos, que canta maviosamente, mas só enquanto constrói o ninho, e que, segundo a lenda, traz sorte a quem o possui, empalhado.
É um lugar que é e que contém plantas, flores e muito cuidado. Contém plantas, perfumes, pedras, cores e texturas. Árvores que dão sombra, água que refresca, flores que alegram, perfumes que permeiam o ar, frutos e temperos que atraem pássaros e borboletas.
O Tuiuiú ocorre desde o México ao Norte da Argentina; no Brasil, é encontrado principalmente na zona do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A fêmea bota entre 3 e 4 ovos e os filhotes nascem após quatro meses de choca. O macho e a fêmea alimentam a prole juntos, e após 90 dias ela se torne independente. Distribuição geográfica : O tuiuiú encontra-se desde o México até o norte da Argentina e no Uruguai.
Todo este porte garante facilidade na hora de se alimentar. O Tuiuiú (Jaburu) prefere caçar peixes, répteis, moluscos ou pequenos mamíferos. Ainda pode se alimentar de pescado morto, ou seja, também desempenha um papel bem importante para evitar grandes quantidades de peixes mortos por falta de oxigênio durante a seca.
Voa com o pescoço totalmente esticado, alternando algumas batidas de asas com o voo planado. Nidifica sobre árvores altas e abre as asas ao sol para secar. É uma ave que realiza movimentos migratórios. Vive em margens de grandes rios e lagos com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, onde se alimenta de peixes.