Brava gente brasileira! No trecho "Já raiou a liberdade" o compositor metaforicamente coloca a liberdade com um "sol" que já raiou, ou seja, já é uma realidade. ... "Parabéns, ó brasileiro" é um verso que parabeniza a nação, o povo brasileiro, pela tão almejada liberdade.
Na ordem direta, teríamos: Filhos da pátria, já podeis ver a mãe gentil contente (no caso, a mãe é o Brasil e os filhos são os brasileiros), pois a liberdade já raiou (nasceu) no horizonte do Brasil (ou seja, já se vislumbra a possibilidade de o Brasil ser um país livre).
O Hino da Independência é uma canção patriótica oficial comemorando a declaração da independência do Brasil, composta em 1822 por Dom Pedro I. A letra foi escrita pelo poeta Evaristo da Veiga.
Vamos lá: "Já podeis, da pátria filhos, / Ver contente a mãe gentil / Já raiou a liberdade / No Horizonte do Brasil". ... Na ordem direta, o trecho "da pátria filhos" passa a "filhos da pátria", expressão que funciona como vocativo (termo que representa o ser ao qual o emissor se dirige).
Sua letra foi composta por Evaristo da Veiga e a música é de Dom Pedro I. Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às quatro horas da tarde do mesmo dia do Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos.
Outra parte que utiliza expressões difíceis se refere ao verso "Brava gente, brasileira! ... Andrade explica que o recorte simboliza que o medo até então presente na sociedade se afastava do país, pois o Brasil já estava livre e o brasileiro morreria para garantir a condição na qual a pátria vivia no fim do século XIX.
Já podeis, da Pátria filhos, Ver contente a mãe gentil; Já raiou a liberdade No horizonte do Brasil. Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil.
Lista de hinos do Brasil
Pedro I do Brasil Hino da Independência do Brasil/Compositores
No horizonte do Brasil Nós já conhecemos o termo mãe gentil da letra do Hino Nacional, se referindo à nossa terra, o Brasil. Nesses primeiros versos, o escritor diz aos filhos da pátria, os brasileiros, que eles já podem olhar com alegria para seu país, porque a liberdade já chegou.