O nome "Itamaracá" deriva da língua tupi e, dentre outros significados propostos, significa "pedra que canta", a partir da junção dos termos itá ("pedra") e mbara'ká ("chocalho").
A origem do nome Pernambuco é controversa. Alguns estudiosos afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para'nã, que quer dizer "rio grande" ou "mar", e buka, "buraco". ... Segundo outros afirmam, era a denominação nas línguas indígenas locais da época do descobrimento para o pau-brasil.
Topônimo: Caeté, que em tupi-guarani significa "Mata Densa" ou "Mata Virgem".
Foi em Igarassu que os portugueses inicialmente se estabeleceram. ... O nome Igarassu (cuja ortografia correta é Igaraçu) é de origem tupi-guarani e significa "canoa grande".
O nome "Itamaracá" deriva da língua tupi e, dente outros significados propostos, significa "pedra que canta", a partir da junção dos termos itá ("pedra") e mbara'ká ("chocalho").
A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como "buraco no mar" ou "furo que o mar faz".
Itapessoca é uma ilha que fica no distrito de Tejucopapo, Goiana, Pernambuco. Nela ficam diversas indústrias como Cimento Nassau.
substantivo masculino [Brasil] Mata virgem. Mato espinhoso.
Os caetés ou Kaeté foram um povo indígena brasileiro de língua tupi antiga que habitou o litoral do Brasil entre a ilha de Itamaracá e o rio São Francisco no século XVI.