1. [ Química ] Que tem a mesma concentração molecular, e, por consequência , o mesmo poder osmótico. 2. Cuja concentração de moléculas é semelhante aos fluidos do corpo humano (ex.: as bebidas isotónicas repõem a água e os sais minerais perdidos durante a transpiração).
Através de seus componentes as bebidas isotônicas ajudam a repor a energia gasta e restabelecer o equilíbrio orgânico, o que justifica serem chamadas de "repositores hidroelétricos", que são repositores de água e íons.
Bebidas isotônicas possuem esse nome porque sua formulação é muito parecida com a do plasma humano, aumentando bastante sua absorção pelo organismo. São formuladas com água, carboidratos (de 6 a 8%) e sais minerais. Possuem eletrólitos e açúcares que incrementam o condicionamento físico diante de um desafio esportivo.
O isotônico foi desenvolvido para repor os sais minerais perdidos pelo corpo humano durante a prática de atividades esportivas. Essa bebida, além de possuir nutrientes originais, contém aditivos que interagem diretamente com o corpo, trazendo diversos benefícios.
São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon, SportFluid, SportAde,etc.
Agora você já sabe que os 5 melhores isotônicos líquidos do mercado são:
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, o isotônico serve para repor sais minerais (como sódio e potássio) e carboidratos perdidos por atletas em exercícios intensos e/ou que duram mais de uma hora. Também evitam cãibras e a desidratação.
Como a função dessa bebida é hidratar o corpo e recuperar sais minerais e carboidratos perdidos, o isotônico Gatorade pode ser consumido durante ou depois do exercício. Ou seja, ele é o aliado ideal para esportes e quaisquer outras atividades que façam suar.
"O melhor isotônico é a água de coco. É natural e rica em hidrolíticos (magnésio, potássio, sódio), em vitaminas e minerais, além de ser capaz de regular o PH do sangue e manter os atletas dispostos e sem fraqueza", atesta Maria Matos, integrante da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
Quando tomar Costuma ser indicado de 15 a 20 minutos antes da atividade física, para fornecer energia caso o atleta não consiga fazer uma refeição pré-treino e não seja adepto do exercício em jejum.