De acordo com Vinícius Picanço, professor do Insper, uma invenção pode ser definida como uma forma nova de se fazer algo. Ela se torna uma inovação quando, de fato, ela consegue ser apropriada pelas pessoas e gera valor para as empresas ou para a sociedade. "Um exemplo é a tela sensível ao toque.
Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo novo, sendo um requisito para patenteabilidade. A inovação surge com a melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio.
Máquina de escrever. A invenção de um sistema mecânico de escrita aqui no Brasil é atribuída ao padre Francisco João de Azevedo, no século 19, na Paraíba. Ele adaptou um piano de 24 teclas para que ele pudesse imprimir letras em um papel, e na hora de mudar de linha, era só apertar o pedal embaixo.
A invenção costuma surgir de um processo criativo, sem ter necessariamente um foco mercadológico ou um objetivo comercial determinado, mas deve ser implementado em no máximo dois anos da data de concessão. A invenção costuma ter um protótipo, no caso de um artigo/equipamento/artefato/produto, ou modelo do produto.
As máquinas a vapor, a locomotiva, o automóvel revolucionaram o mundo. Foi a necessidade de movimento do ser humano que o fez inventar a roda. E a roda continua a movimentar o mundo, e como! ... Depois dessa verdadeira aula, você sabe que o motor do seu carro não funcionaria se não fosse pela invenção da roda.
A proposta dos termos A diferença crucial é que na inovação temos uma proposta de alterar algo já conhecido com o intuito de melhorá-lo. Já na invenção, a ideia é conceber algo novo, nunca antes pensado e executado no mundo.
Descoberta: É o resultado de uma atividade científica e tem por objetivo empurrar a fronteira do conhecimento, principalmente relacionado às ciências humanas. ... Inovação: Diferente de invenção a inovação tem por objetivo a exploração comercial de uma invenção, tecnologia, produto ou processo. A motivação é econômica.
O escorredor de arroz, utensílio tão comum na cozinha dos brasileiros, só surgiu em 1958, depois que a dentista Beatriz Zorowich, 80 anos, começou a contemplar com outros olhos a bacia usada por sua empregada para escorrer o arroz. O problema era que durante a lavagem sempre caíam muitos grãos que entupiam a pia.
Duarte credita ao Brasil a responsabilidade pela invenção de oito esportes: autobol, biribol, capoeira, corrida de carrinhos de rolimã, esqui na areia, futebol de botões, futebol de salão e peteca. Autobol, inventado no Rio, é uma partida de futebol disputada por jogadores dentro de carros.