A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interacção de uma forma horizontal e sinérgica. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas.
O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas.
A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.
enquanto o multiculturalismo propugna a convivência num mesmo espaço social de culturas diferentes sob o princípio da tolerância e do respeito à diferença, a interculturalidade, ao pressupor como inevitável a interação entre essas culturas, propõe um projeto político que permita estabelecer um diálogo entre elas, como ...
Significado de Transcultural adjetivo masculino e feminino Refere-se às ações que estão ligadas ao processo de transculturação. Relacionado as transformações ocorridas na junção de duas culturas distintas, intercultural. Que constitui ou se forma entre culturas distintas. ... Trans + cultural.
A interculturalidade enfoca a necessidade do diálogo, da vontade de inter-relação e não de dominação. ... Por não haver comunicação perfeita, nem entre interlocutores de uma mesma cultura, mesmo que um diálogo não resulte em acordos, são raros os motivos para se perder a confiança.
O interculturalismo refere-se à interacção entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo.
A interculturalidade acontece quando duas ou mais culturas interagem horizontal e sinergicamente. A integração e o bom convívio devem ser favorecidos de forma que nenhum dos grupos deva estar acima do outro, respeitando-se a diversidade e mantendo-se o respeito e o diálogo quando o conflito aparecer.