Sufixo nominal formador de diminutivos: barquinho, cãozinho, velhinho, machadinho.
1154) de adjetivo pequeno, apercebemo-nos de que o sufixo que ocorre é, precisamente, -inho: pequenininho.
Neste caso, o sufixo -inha está relacionado à flexão da palavra, (diminutivo); mas quando digo: "a menininha riquinha poderia dar uma mãozinha", (= poderia ajudar). Agora, "mãozinha" é uma palavra lexical, tal como: cafezinho, galinha, farinha, mamilos, flamula, por isso apresen- ta outro significado.
Assim sendo, pode-se dizer que "os diminutivos emitem, juntamente com a ideia de pequenez, ideias de carinho, ternura, afetividade ou mesmo desprezo (PRADE, 2013, p. 85).
Significado de Diminutivo [Gramática] Grau do substantivo que diminui ou atenua suas proporções normais, geralmente o diminutivo tem conotação afetiva: gato pequeno, saleta, amorzinho.
Sufixo – O que é Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. Opõe-se a prefixo. O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical.
Os sufixos são morfemas (menor unidade com significado) colocados após o radical, que modificam a classe gramatical da palavra e demonstram os valores e intenções do falante. Se ao adjetivo belo for acrescido um sufixo, formaremos o substantivo beleza. ...
Elemento que forma geralmente advérbios, nomeadamente para indicar o modo (ex.: sinceramente amigo); pode designar tempo ou lugar (ex.: o que se passa actualmente ; colocado inferiormente).