Significado de Indecência Obscenidade; comportamento ou dito obsceno, vulgar, sem moral ou decência. Indignidade; ação indigna; falta de compostura, de respeito: pagar esse salário é uma indecência! Etimologia (origem da palavra indecência). Do latim indecentia.ae.
Cujo comportamento se apresenta de maneira despudorada; que não respeita as princípios morais; devasso ou libertino: possuía um avô indecente. [Gramática] A grafia "indescente" está incorreta e deve ser evitada. Etimologia (origem da palavra indecente).
Refere-se também a alguma coisa que não é adequada, isto é, que é inconveniente, imprópria, inadequada, censurável, condenável, inoportuna,…
Significa aquele tipo de conversa insípida, sem sentido, estúpida, tola; que não é adequado para instruir, edificar, lucrar – o "bate-papo" ocioso que é tão comum no mundo.
substantivo masculino Ausência ou falta de vergonha: o descaramento atrapalhava sua vida. Ação, comportamento ou discurso do sujeito descarado: ele sempre conversava comigo e falava descaramentos. Etimologia (origem da palavra descaramento). Descarar + mento.
O adjetivo "tolo" é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser. Exemplos: Discurso tolo, argumento tolo, frase tola ou obrigação tola.
A Bíblia nos adverte: "A conversa do insensato traz a vara para suas costas, mas os lábios do sábio o protegem" (Provérbios 14:3) e ainda: "A conversa do tolo é sua desgraça, e seus lábios são uma armadilha para sua alma" (Provérbios 18:7).