A Graduação é um tema muito polêmico dentro do Jiu Jitsu, muitas pessoas acreditam que para mudar de faixa é necessário somente cumprir o tempo mínimo estabelecido pelo órgão máximo que regula o esporte, A IBJJF (Internetional Brazilian Jiu Jitsu Federation) contudo não é bem assim.
Faixa Branca: O branco é um símbolo do nascimento. Isso significa que o indivíduo vestindo ela está começando a ganhar conhecimento. Faixa Amarela: Os alunos que aprenderam um pouco sobre artes marciais usam faixa de cor amarela. Esta cor simboliza a luz do sol e uma nova força.
faixa-vermelha A partir da casa dos 67 anos, o mestre pode receber a mais alta condecoração no Jiu-Jitsu, a faixa-vermelha.
Jiu Jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza uma série de diferentes técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente.
Toda faixa do Jiu Jitsu tem em uma das pontas, uma tarja preta, essa tarja preta é o local destinado para a colocação dos graus(esparadrapos colocados nas faixas ou tiras brancas), até a FAIXA MARROM temos 5 níveis em cada faixa, lembrando que o primeiro nível é a faixa lisa sem nenhum grau nela.
Então, respondendo a pergunta inicial de forma direta, se você é um praticante maior de 16 anos e seu professor seguir a risca as regras da federação, você deve levar no mínimo 7 anos para ser graduado a faixa preta.
A partir dos 16 anos de idade, de acordo com a CBJJE, as faixas passam a ser das seguintes cores:
O Jiu jitsu e o sistema de faixas adotado pela ALLIANCE e pela sua metodologia. A ALLIANCE se diferencia de outras academias por ter uma metodologia própria de ensino. Cada faixa (branca, azul, roxa, marrom e preta) exigem um determinado número de aulas para que haja a graduação.
O 10º Dan é o grau mais alto que um judoca pode alcançar e Massao é o primeiro do Brasil a ostentar esse título.