Família 1A: Metais Alcalinos (lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio).
A massa atômica corresponde a um doze avos da massa de um átomo de carbono-12, isto é, cuja massa atômica é 12. ... Por exemplo, se "pesamos" um objeto em uma balança e descobrimos que sua massa é 10 kg, isso significa que sua massa é 10 vezes maior que o padrão escolhido: 1 kg. Não pare agora...
A massa atômica de um átomo é a massa determinada em "u" (unidades de massa atômica), isto é, a massa comparada com um doze avos da massa de um átomo de carbono 12. Muitas vezes em cálculos estequiométricos é preciso saber a massa dos átomos ou de um elemento químico.
Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres.
Colunas verticais: as famílias ou grupos, que são dezoito, indicam o subnível mais energético de cada átomo de cada elemento químico.
As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.
A massa atômica de determinado elemento químico indica quantas vezes ela é maior que a massa de 1 u ou 1/12 da massa de um átomo de carbono 12. "A massa atômica de um átomo é a sua massa determinada em unidades de massa atômica (u), sendo que 1 u é igual a 1/12 da massa de 1 átomo de carbono 12."
A massa atômica é a massa de um átomo ou de um elemento químico em relação a 1/12 da massa de um átomo de carbono-12. A massa atômica é a massa de um átomo medida em unidade de massa atômica, sendo simbolizada por "u". ... Sabe-se que 1 u é igual a 1,66054 .