Os principais e mais conhecidos ácidos inorgânicos obtidos a partir do cloro são o ácido clorídrico (HCl), o ácido hipocloroso (HClO) e o ácido perclórico (HClO4). ...
→ Oxiácidos: São ácidos que apresentam oxigênio na sua composição, como o HClO, H2SO3 e o H4P2O7. Em relação à força, os oxiácidos podem ser: Oxiácidos fortes: são aqueles nos quais a subtração entre o número de oxigênios e o de hidrogênios ionizáveis resulta em, no mínimo, 2.
Chloric acid Ácido clórico/IUPAC
Ácido cloroso Ácido cloroso é um composto químico. É um ácido fraco de fórmula HClO2.
Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas. Exemplos: H2SO4, HClO4, HNO3, etc.
PODE SER FATAL SE INGERIDO. CAUSA SEVERAS QUEIMADURAS NA PELE. EFEITOS POTENCIAIS PARA A SAÚDE ✓ Por ingestão: A ingestão deste composto provoca severa corrosão da boca e trato gastrointestinal com vômitos, hematemese, diarréia, colapso circulatório e morte. ✓ Por inalação: irritação do trato respiratório superior.
Oxiácidos: aqueles que possuem oxigênio em suas moléculas. Exemplos: H2SO4, HClO4, HNO3, etc.
Os oxiácidos podem ser classificados de acordo sua força, e essa classificação está relacionada com o grau de ionização, ou seja, com quantidade de íons H+ que eles liberam quando em solução aquosa.
Os nomes dos hidrácidos são formados acrescentando-se a terminação ídrico às primeiras letras do nome do elemento químico.
Para realizar a nomenclatura dos ácidos, temos primeiramente que verificar se eles são hidrácidos (ácidos que não contêm oxigênio) ou oxiácidos (contêm oxigênio). Por exemplo, o HC? é um hidrácido, e o seu ânion é o cloreto (C?-). Assim, substitui-se a terminação "eto" por "ídrico" e seu nome é ácido clorídrico.