Este terceiro mandamento diz que todos os católicos precisam reservar um dia da semana para ir à missa, assim como os feriados religiosos como a Páscoa e o Natal, por exemplo. Além disso, esses dias devem ser reservados para o descanso merecido e para curtir momentos em família.
Quem realmente diz amar ao Senhor deve cumprir com Seus mandamentos, com o que Ele ordena em Sua Palavra. Assim está escrito em João 2.3-6: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos seus mandamentos. Aquele que diz 'eu o conheço' e não guarda Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.
Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.
O Terceiro Mandamento está em Êxodo 20:7 – "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu Nome em vão." ... Significa quebrar a reputação, o caráter e autoridade de Deus.
"Guardar domingos e festas de guarda" é o Terceiro Mandamento de Deus. ... A perspectiva cristã entendeu que o antigo sábado dos judeus era uma figura do verdadeiro repouso que fluiremos na presença de Deus (cf. Hb 4,3-11). Ou seja, no dia sem fim, no domingo que nunca acaba, no Dia do Senhor (Domini dies).
Amar a Deus acima de toda as coisas é amar ele acima dos bens materiais, é amar ele acima de pessoas. Seguir os mandamentos de Deus e os ensinamentos de Cristo é viver em verdadeira santidade e não estar em comunhão com o que é do mundo, pois o mundo pertence ao maligno.
O Profeta Joseph Smith ensinou que a obediência aos mandamentos traz bênçãos de Deus. ... Nossa obediência aos mandamentos é uma expressão de nosso amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo. O Salvador disse: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (João 14:15).