Do grego pathos, paixão.
Significado de Páthos substantivo masculino Tipo de experiência humana, ou sua representação em arte, que evoca dó, compaixão ou uma simpatia compassiva no espectador ou leitor: o páthos de "Os Retirantes" de Portinari. (Cf. patos.).
Pathos é essencialmente dis-posição fundamental A idéia de sentimento, afecção, sofrimento, mal, nada ou pouco se encontra ligada ao conceito originário de pathos. Certamente a noção mais habitual em que é utilizado o termo deriva desses sentidos, em especial aquele que toca a noção de doença.
Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. ... A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão.
O vocábulo pathos vem do grego phatos, com o significado de sentimento, de sofrimento. Dele originou-se o termo patético, empregado, nos dias atuais, em sentido mais pejorativo do que positivo, sinalizando para algo excessivamente afetado, como o melodrama.
Pathos designa o que é pático, o que é vivido e sendo assim, o que pode ser transformado em experiência, considerando- o como algo que enriquece e alarga o pensamento. Pathos transforma-se em patologia, ou seja, um discurso sobre o sofrimento, as paixões e a passividade quando rege as ações humanas.
Pathos é um dos três meios de persuasão do discurso na retórica clássica desde Aristóteles, alguns séculos antes de Cristo. Enquanto o pathos é um método de persuasão pelo chamado do público à emoção, o ethos retorna sua força de persuasão à integridade do falante.
Com efeito, já Platão (Teeteto, 155d) concebe a fundação da própria filosofia como relacionada com o pathos: "É verdadeiramente de um filósofo este pathos, o espanto; pois não há outra origem imperante da filosofia que este". ... O espanto estaria na origem da filosofia grega na leitura que fazemos.
Etimologia (origem da palavra paixão). Do latim passio, onis "passividade, sofrimento".