A medicina classifica como obesa pessoas com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30. Gordos são o que os médicos chamam de "acima do peso", com IMC a partir de 25.
1 obeso, balofo, gorducho, rechonchudo, redondo, corpulento, cheio, forte, adiposo, anafado, roliço, barrigudo, inchado, rotundo, gordalhão, gordalhaço, gordalhufo, banhudo, nutrido, repolhudo, trambolho, rolho, cevado.
Significado de obeso Indivíduo excessivamente gordo; sujeito que sofre de obesidade. Etimologia (origem da palavra obeso). Do latim obesus.
Calculando o Peso Normal ou Saudável Um indivíduo tem sobrepeso quando seu IMC está entre 25 e 29,9. O IMC, um cálculo que mede o peso relativo à altura, é o padrão usado por pesquisadores para definir o peso de uma pessoa de acordo com sua altura. Um adulto com um IMC de 30 ou mais é considerado obeso.
magro, esguio, fino, franzino, delgado, magricela, emagrecido, esbelto, esquelético, esquálido, definhado, cadavérico, descarnado, chupado, mirrado, seco, macilento, emaciado, escanzelado, trinca-espinhas, adelgaçado, magrizela, magrete, magriço, esmagriçado, magriz, varapau, esqueleto, caveira.
De acordo com a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados como sobrepeso e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
Quando o IMC é maior do que 30, a pessoa é considerada obesa. Quanto maior o índice, mais chances do paciente desenvolver diabetes, problemas cardiovasculares e nas articulações, hipertensão arterial e depressão, problemas diretamente ligados à pior qualidade de vida e menor longevidade.