Gnóstico é um termo que deriva do grego "gnostikós" cujo significado remete para algo ou alguém que é capaz de conhecer. ... O gnosticismo tem origem em várias seitas religiosas anteriores ao cristianismo, mas nos primeiros séculos da era cristã chega a misturar-se com o próprio cristianismo.
Qual o sinônimo de gnosticismo?
1 sinônimo da palavra gnosticismo: Conhecimento pessoal e da realidade do mundo: 1 gnose.
O que quer dizer a palavra gnóstico?
substantivo masculino Adepto do gnosticismo, movimento religioso que mescla aspectos do cristianismo convencional, misticismo e especulação filosófica, sendo o conhecimento obtido tendo em conta as verdades divinas, por oposição à matéria.
O que pensam os gnósticos?
O Gnosticismo (da palavra grega gnose: conhecimento) pregava que o mundo havia sido criado por uma divindade imperfeita e que, por isso, a vida na Terra era apenas uma forma maléfica usada para aprisionar o espírito humano e que o bem só seria alcançável em um nível espiritual. ...
Qual a diferença entre o gnóstico e o gnosticismo?
Os gnósticos se enxergam como uma classe privilegiada e mais elevada sobre todas as outras devido ao seu conhecimento superior e mais profundo de Deus. Para descartar a ideia de qualquer compatibilidade entre o Cristianismo e o Gnosticismo, é necessário comparar o que os dois ensinam sobre as doutrinas principais da fé.
Quais são as correntes do gnóstico?
Assim, enquanto um agnóstico é a pessoa que considera impossível pronunciar-se sobre a verdade de algo (por exemplo, a existência de Deus), um gnóstico é aquele que entende que é possível conhecer uma realidade de maneira absoluta. Neste sentido, existem três correntes diferenciadas.
Por que os gnósticos usam as farsas da Bíblia?
Os gnósticos, por outro lado, usam uma variedade de documentos hereges e primitivos conhecidos como os Evangelhos Gnósticos, uma coleção de farsas que clama ser os "livros perdidos da Bíblia".
Por que os Gnósticos acreditam que a vida verdadeira não tem valor?
Como resultado dessa pressuposição, os gnósticos acreditam que qualquer coisa feita no corpo, até mesmo o pior dos pecados, não tem valor algum porque a vida verdadeira existe no reino espiritual apenas. Segundo, os gnósticos acreditam que possuem um conhecimento elevado, uma "verdade superior", conhecida apenas por poucos.