A geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e o comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, em tecnologia e em arte gerada por computador.
A geometria fractal estuda as propriedades e comportamentos de figuras mais complexas que a geometria euclidiana (ou dimensão topológica) abrange, descreve situações que não podem ser descritas pela geometria euclidiana, por esta falhar nesses casos.
Os fractais estão ligados a áreas da física e da matemática chamadas Sistemas Dinâmicos e Teoria do Caos, porque suas equações são usadas para descrever fenômenos que, apesar de parecerem aleatórios, obedecem a certas regras – como o fluxo dos rios.
A geometria fractal é rica em detalhes enquanto a geometria clássica (euclidiana) tem um plano determinado, além disso, a fractal permite que sejam calculados espaços, repetições e delimitação de uma área. ... A geometria euclidiana foi desenvolvida por volta de 300 a.C. pelo matemático grego Euclides de Alexandria.
O pai da geometria fractal O termo foi cunhado por um cientista pouco convencional chamado Benoit Mandelbrot, um matemático polonês nacionalizado francês e, depois, americano.
A matemática desenvolvida pela Teoria do Caos surgiu para lidar com o objetivo de compreender e dar respostas às flutuações erráticas e irregulares que se encontram na natureza. ... Uma das leis do caos é em relação às condições iniciais de sistemas que evoluem com o tempo (dinâmicos).
Os fractais podem ser encontrados em nosso corpo. As ramificações dos neurônios e a estrutura do pulmão são um exemplo disso. Assim, entender os fractais pode ajudar a conter a evolução de doenças como o câncer, pois ajuda em diagnósticos precoces. Os fractais podem ser visto nas ramificações dos pulmões.
A geometria fractal surgiu da necessidade de se calcular e descrever certos fenômenos da natureza ou objetos que não possuem forma definida. ... As formas de geometria clássica são as linhas e os planos, os círculos e as esferas, os triângulos e os cones.
Benoit Mandelbrot O pai da geometria fractal O termo foi cunhado por um cientista pouco convencional chamado Benoit Mandelbrot, um matemático polonês nacionalizado francês e, depois, americano.