Gatos só afofam quando estão felizes e relaxados. ... Dessa forma, amassar o pão para gatos acabou se tornando o símbolo de um momento agradável e seguro ao lado da mãe. Assim, acredita-se que quando estão mais contentes e relaxados, eles começam a afofar.
Segundo ela, os gatos afofam porque se lembram de sua mãe e do período em que era filhote! Este movimento é comum nos gatos bebês enquanto mamam. As patinhas estimulam a produção de leite. Gatos adultos fazem isso inconscientemente, quando estão em uma situação agradável, tranquila e confortável.
Para quem não sabe, o "amassar pãozinho" é quando o gato movimenta as duas patas de forma intercalada em alguma superfície, como se estivesse manuseando uma massa de pão (daí a origem da expressão).
Confira: Lembranças de filhotes: o movimento é o mesmo que fazem os filhotes enquanto mamam. Alguns gatos ainda chegam a "mamar" a coberta quando amassam pãozinho. O fato de, quando novinhos, receberem leite enquanto amassam pão traz a sensação de conforto, que é a lembrança que levam para a fase adulta.
Na verdade, sim. Ao dormir nós mexemos menos com a cabeça do que outras partes do corpo, seu gato, muito esperto, entende isso e se acomoda mais facilmente. Ou pode ser que deitando na sua barriga eles saibam que existe maior probabilidade de ganhar mais carinho, enquanto você ainda está sonolento.
Lembrança de quando eram filhotes: o movimento de afofar é o mesmo que faziam quando eram filhotes e ainda mamavam na mãe. A "massagem" ajuda a estimular a produção de leite. Alguns gatos já adultos amassam pãozinho para ter essa sensação de conforto que tinham.
Como dizer ao seu gato que você o ama