Ter luz própria significa também saber cultivar a reciprocidade. Conhecemos a nós mesmos e somos empáticos com os demais, entendemos suas dificuldades e nos alegramos com as suas alegrias, e nunca hesitamos na hora de ajudar, de atender a quem precisa de nós, porque isso faz parte da nossa identidade e nos enriquece.
Para brilhar com a sua luz própria é fundamental que:
Quem tem luz própria sempre incomoda quem vive na escuridão -- Jussier Ramalho.
Mas quem brilha por si, não necessita de holofotes. A luz que encanta uma arte, atrai e faz a diferença não é aquela que se projeta sobre uma pessoa, mas aquela que vem de dentro, que transcende aos olhos e se propaga em todas as direções.
Para ter luz própria, é necessário ter assumido e integrado todos esses aspectos: Aprender que somos pessoas únicas e autênticas. Tudo que você é e o que conseguiu ajuda a identificá-lo e deve ser motivo de orgulho. Os erros ou fracassos do passado não devem ser escondidos e nem ser fonte de vergonha.
Quem tem luz própria incomoda quem está no escuro. Não há escuridão que apague o brilho daqueles que têm luz própria, e com ela iluminam seu caminho e de todos à sua volta.
Os demais astros não tem luz própria. Estão incluídos nesta categoria planetas, satélites, asteroides e cometas. Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol.
A energia negativa das pessoas que vivem na escuridão não se mistura com a plenitude daqueles que fazem de si mesmos uma porta para a luz. Essas pessoas se sentem intimidadas com o poder que emana dos iluminados e percebem que não são capazes de competir com eles, por isso preferem ficar distantes.
Os astros LUMINOSOS são astros que possuem luz própria, esses astros são chamados de ESTRELAS. Os astros ILUMINADOS são aqueles que não possuem luz própria, eles são iluminados pelo Sol. Os principais astros iluminados são os planetas e os satélites.
Cada um de nós tem luz própria. A nossa autoestima é a intensidade dessa luminosidade. Quem tem luz própria não precisa viver à sombra de ninguém. ... Se alguém anseia pela sabedoria de Deus, terá de renunciar à própria sabedoria e pedir a luz divina.