Em outras palavras o fator de serviço (FS) aplicado a potencia nominal do motor indica a sobrecarga permitida que possa ser aplicada continuamente ao motor sob condições específicas. Caso o FS = 1,15, isto significa que suporta 15% de sobrecarga acima de sua potencia nominal.
Em motores monofásicos é comum encontrar apenas a indicação de "tensão menor" e "tensão menor" indicando ser 110V ou 220V, por exemplo. As letras L1, L2, L3 indicam as linhas de entrada, ou seja, onde os cabos da energia elétrica trifásica deverão ser ligados.
Fator de serviço é um multiplicador que, quando aplicado à potência nominal do motor elétrico, indica a carga que pode ser acionada continuamente sob tensão e frequência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento.
15626 essa norma fixa os requisitos básicos a serem atendidos pelos motores de indução com exceção daqueles motores mencionados em 1.3, antes essa norma era NBR 7094. ... KW(HP-CV)75(100)Indica a potência do motor elétrico em KW e CV. RPM: Indica a rotação nominal do motor elétrico.
Chama-se fator de serviço (FS) o fator que, aplicado à potência nominal, indica a carga permissível que pode ser aplicada continuamente ao motor, sob condições especificadas.
Exemplo: Um motor com a corrente de 8,7A e FS 1,15, Sua corrente máxima admissível = 8,7A x 1,15 = 10,00A. Sendo assim seu motor pode funcionar em regime continuo com uma corrente de 10A, desde que a temperatura do seu motor seja respeitada, conforme a sua classe térmica.
No caso da nossa placa 220 volts e 380 volts . A corrente nominal é lida na placa de identificação do motor, ou seja, aquela que o motor absorve da rede quando funcionando à potência nominal, sob tensão e freqüência nominais.
Motor do carro: você sabe a diferença entre CV (Cavalo-Vapor) e...
A corrente é representada na placa de identificação pela sigla Ip/In (corrente de partida / corrente nominal). Atenção: Não se deve confundir com a sigla IP, que significa grau de proteção.
Corrente elétrica nominal é a corrente elétrica, normalmente expressa em ampères (A) ou quiloampères (kA), que será observada (ou medida) em um determinado aparelho, quando este estiver operando adequadamente. Este parâmetro é definido pelo fabricante do equipamento.