Segundo especialistas o Fit Cultural é a capacidade de uma pessoa se adaptar aos valores e propósitos de uma empresa. Ou seja, ao iniciar um processo seletivo um dos pontos importantes para avaliação do candidato é a adequação do seu Fit Cultural com a empresa.
Identificar competências Outro passo crucial para entender como aplicar o fit cultural teste da melhor forma é refletir sobre quais são as competências e habilidades que a vaga em aberto necessita, tanto em relação às hard skills quanto às soft skills.
O primeiro passo é identificar quais são as pessoas mais aderentes à missão e valores da empresa. E aí essas pessoas participam de um teste para mapear o percentual de cada tipo de cultura presente na sua empresa, sendo elas a cultura de clã, cultura empreendedora, cultura burocrática e cultura de clã.
Como aplicar o fit cultural no seu processo de recrutamento?
Essa entrevista tem o objetivo de analisar o fit cultural de quem se candidatou à vaga. Por esse motivo, as perguntas feitas envolvem mais que os dados do currículo. É preciso identificar os objetivos, metas e valores da pessoa, possibilitando uma boa compreensão comportamental do indivíduo.
Fit cultural é o alinhamento entre os valores da empresa e do candidato. Ou seja, o perfil do candidato deve estar de acordo e encaixar com o que é esperado na cultura organizacional de uma empresa.