O termo "fenício" tem origem no termo "phoinikes", que era utilizado pelos gregos para referir-se a esse povo em razão do corante de cor púrpura produzido pelos fenícios. Os fenícios também são conhecidos como "sidônios", termo que tem como base a cidade de Sidon.
O termo moderno fenício é de origem grega, e deriva da palavra phoinikes, cujo significado refere-se a cor vermelho-purpura associada ao tecido de cor purpura confeccionado por esse povo.
Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. ... As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.
Os fenícios eram uma antiga civilização que se estabeleceu onde hoje ficam o Líbano e partes da Síria e de Israel. ... Ao longo da costa do mar Mediterrâneo e em ilhas da região, os fenícios montaram várias cidades-estados independentes, como Biblos, Tiro e Tripolis.
Os fenícios dedicavam-se ao artesanato chegando a inventar o vidro transparente. Na agricultura, cultivavam olivas e vinhas, e se dedicaram especialmente à pesca e ao comércio marítimo. Não desenvolveram grandes atividades agropecuárias tendo em conta que a região que habitavam era montanhosa e pouco extensa.
SOCIEDADE FENÍCIA A Fenícia era formada por cidades autônomas independentes ( cidades- estados). Cada uma tinha seu próprio governo. Eram lideradas pelo rei, junto com sacerdotes, comerciantes e também pelos sufetas, que eram magistrados anciãos ilustres. ... funcionários do governo e sacerdotes – eram a classe dominante.
1) As cidades portuárias de Biblos, Ugarit e Tiro surgiram após a ocupação litorânea ao norte do Mar Vermelho, para o cultivo agrícola de cereais e videiras por exemplo, além de comércio marítimo entre os povos.