Corresponde ao produto da densidade do material pela velocidade do som no mesmo. Quando o feixe sonoro atravessa uma interface entre dois meios com a mesma impedância acústica, não há reflexão e a onda é toda transmitida ao segundo meio.
A atenuação do feixe acústico é discreta, permitindo boa identificação dos vasos intra-hepáticos e do diafragma na região posterior do fígado(4–6). Nas doenças hepáticas inflamatórias, os aspectos ultrassonográficos são variáveis de acordo com a fase evolutiva da doença, sendo habitualmente normais na fase aguda.
O que é Esteatose Hepática (Gordura no fígado)? A Esteatose hepática, popularmente conhecida como "Gordura no Fígado", é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.
Causas: As esteatoses hepáticas podem ser classificadas em alcoólicas (provocadas pelo consumo excessivo de álcool) e não alcoólicas. Sobrepeso, diabetes, má nutrição, perda brusca de peso, gravidez, cirurgias e sedentarismo são fatores de risco para o aparecimento da esteatose hepática gordurosa não alcoólica.
O meu exame de fígado deu lobulados com bordos rombos, o que significa? A ultrassonografia é um exame que avalia a morfologia do fígado, mas não traz informações sobre inflamação ou funcionamento do órgão. Bordas rombas geralmente indicam que o fígado não está normal, podendo haver até evolução para cirrose.
Fígado, contornos regulares,bordas rombas com acentuado aumento difuso da sua ecogenicidade com atenuação. Sim, embora não possamos afirmar, alguns achados no seu exame já sugerem alteração importante do seu fígado.
O fígado aumentado, chamado hepatomegalia, é um aumento no tamanho do fígado, qualquer que seja a causa. Em alguns casos, o fígado e o baço aumentam juntos e a condição resultante é chamada hepatoesplenomegalia.