A diferença entre o preço de venda de um produto e o preço mais baixo que o produtor está disposto a colocar à venda é o excedente do produtor. Em outras palavras, o excedente do produtor é a diferença entre o preço final colocado à venda e o custo do produto.
Excedente econômico ou excedente total é a junção do excedente do consumidor e do excedente do produtor ou vendedor.
adjetivo Capaz de exceder, de ultrapassar os limites de; excessivo. Que conseguiu ser aprovado numa seleção ou vestibular, mas não entra no curso para o qual foi selecionado porque todas as vagas já haviam sido preenchidas, ficando numa lista de espera: candidato excedente. ... Etimologia (origem da palavra excedente).
É nesse contexto que surge a teoria do excedente. Excedente é a parte da riqueza produzida que excede a riqueza consumida durante o processo produtivo. As vantagens associadas à sua produção estão relacionadas à ampliação do consumo, sua reutilização na economia, proporcionando o crescimento econômico.
O excedente origina-se no ato da troca, como moeda excedentária. O excedente, ou produto líquido origina-se na produção agrícola. O excedente é formado vendendo-se caro o que foi comprado barato. Para mover a produção agrícola é preciso adiantar os salários e meios de produção aos trabalhadores.
O excedente do consumidor é amplamente definido como a diferença entre o "valor total" ou "valor total recebido" de um produto pelos consumidores e o preço real que é pago por ele. ... Se ele comprar um carro com tudo o que quer por R$ 24.000, podemos dizer que houve um excedente do consumidor de R$ 16.000.
O excedente total é a soma dos excedentes do consumidor e do produtor. Esse cálculo demonstra o lucro total de uma relação de troca entre um produtor e um consumidor.
O excedente do produção é definido como a diferença entre a quantia pela qual o produtor está disposto a fornecer bens e a quantia real recebida por ele quando faz a negociação. O excedente do produtor é uma medida do bem-estar do produtor.
Aos poucos, começou a tirar da terra um excedente, isto é, a produção maior que a necessária para o sustento da família, constituído de produtos agrícolas como milho, feijão, batatas, aveia, e ao mesmo tempo que passou a produzir uma série de produtos agroindustriais como farinha de trigo, banha, embutidos, geléias e ...