A ética do amor estabelece critérios para que aqueles que se encontram em situação mais delicada - privados dos bens necessários à vida - possam receber com prioridade o amor que se transforma em justiça social.
Podemos pensar que ética e amor são interdependentes, um não pode existir sem o outro, a não ser teoricamente ou quando convém em alguma situação. ... A ética considera o ponto de vista do outro e o coloca como ser importante, estimula um profundo sentimento de comunhão com o outro.
Em um contexto de intensa relação entre filosofia e teologia, a ética cristã assume um lugar de destaque sendo definida por sua relação espiritual e interior com Deus (através da fé) e com o próximo (pela caridade).
A ética cristã é quando o indivíduo procura viver sua vida sob os ensinamentos de Jesus, seguindo os mandamentos, vivendo de acordo com o que a sua religião prega com normas de conduta correta, uma vez que consideram que elas foram estabelecidas por Deus, para serem seguidas.
Ele observa que a ética varia de acordo com a religião, pois, ao se falar nesta, tendemos a nos focar nas religiões monoteístas (judaísmo, cristianismo, islamismo), esquecendo as que veneram mais de um deus, as chamadas religiões politeístas, cuja visão da ética é diferente.
A ética religiosa está ligada ao realismo moral, pela qual os comportamentos corretos decorrem da vontade de Deus, que nos é dada através dos profetas, contendo a Bíblia e o Alcorão vários comandos decorrentes dessa revelação profética.
A Ética do Amor À Vida, portanto, é aquela que coloca a vida e sua dignidade em todas as suas manifestações como o mais amplo, profundo e universal dos valores. ...
Na contramão do pensamento corrente, que tantas vezes entende o amor como sinal de fraqueza e irracionalidade, bell hooks defende que o amor é mais do que um sentimento — é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura. ... Assim, ela nos convoca a regressar ao amor.
Em breve apresentação, a ética grega tem como objetivo, formar indivíduos apto à convivência em sociedade, bem como respeito a cultura e costume de regiões e sociedades. Tem como princípios fundamentais as normas legais da sociedade vigente, através de uma análise, mencionando extremos ali presente (bem e mal).
A ética moderna traz a tona o conceito de que os seres humanos sempre devem ser o fim de uma ação e nunca um meio parar alcançar determinado interesse, pois o homem é visto no centro e tudo está ao seu serviço. ... A função da filosofia é elucidar o homem em seu ser total (MATOS, 1992).