O termo remissão, quando utilizado na medicina e em tratamentos de câncer, refere-se a um estágio da doença em que não se nota mais nenhum tipo de atividade ou de avanço do câncer.
Dois em cada 3 pacientes com leucemia mieloide aguda que recebem quimioterapia de indução padrão entram em remissão. Isso normalmente significa que a medula óssea contém menos de 5% de células blásticas, as taxas sanguíneas estão dentro dos limites normais, e não existem sinais ou sintomas da doença.
A remissão espontânea de uma doença acontece quando existe uma redução acentuada no seu grau de evolução, que não pode ser explicada com o tipo de tratamento que está sendo usado.
REMISSÃO DAS DÍVIDAS. Remissão das dívidas é o perdão da dívida concedido pelo credor ao devedor. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros. São requisitos do perdão da dívida o ânimo de perdoar e a aceitação do perdão.
Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos.
Expressa: a remissão ocorre na forma escrita ou verbal, e o credor declara não mais ter interesse em receber a dívida; Tácita: quando ocorre a devolução voluntária da obrigação, ou mesmo a própria destruição do título desta, sem que seja averbado ou escrito o perdão.
Remição está relacionada com remir e expressa um alívio mediante um pagamento, enquanto remissão (relacionado com remitir) significa um livramento graças ao perdão do credo, por exemplo.