Qual a diferença entre cursos técnicos e cursos livres?
Cursos técnicos e cursos livres são nomenclaturas bastante usadas para designar diversos tipos de cursos. É bem possível que muitos não conheça as diferenças entre eles, já que muitas escolas oferecem as duas modalidades de curso e as vezes não fica claro o papel de cada um. Mas qual a diferença entre cursos técnicos e cursos livres?
Qual a diferença entre o curso técnico e o superior?
Ele não é uma Graduação de Nível Superior. Você pode fazer um curso técnico com o mesmo nome de um curso superior, mas as matérias trabalhadas nos dois serão o diferencial. No curso técnico é concentrado no desenvolvimento das atividades futuras, enquanto no superior se visa o ensino generalizado da área escolhida.
Quais são os cursos livres?
Diferente dos cursos técnicos, os cursos livres não têm uma regulamentação específica. Entende-se por curso livre aqueles que são ministrados em pequena carga horária e que tem por objetivo tratar de um assunto muito específico. Um curso de computação, idiomas, corte e costura, curso de flores artificiais, curso de bordado, entre outros exemplos.
Qual a diferença entre o diploma e o certificado?
A diferença, como visto acima, é que o primeiro terá de obedecer aos critérios determinados pelo MEC, enquanto que o segundo não. Outro ponto importante a observar é o diploma ou certificado. Existem algumas profissões que exigem uma qualificação técnica para serem exercidas, neste caso apenas o certificado de um curso técnico serviria.