A PNEPS É: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde , ela é a política focada a respeito ,sobre a formação e desenvolvimento de trabalhadores do SUS, uma proposta de ação ,que contribui para a transformação de processos de trabalho e nas práticas de saúde(propondo mudanças, nos processos formativos) OBJETIVO ...
PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PNEPS A PNEPS reafirma o compromisso com a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popular no SUS.
A Pnep-SUS reafirma a universalidade, a equidade, a integralidade e a efetiva participação popu- lar como princípios basilares do SUS.
A Educação Popular em Saúde propõe ações em quatro eixos estratégicos: Participação, controle social e gestão participativa; ... Cuidado em saúde; Intersetorialidade e diálogos multiculturais.
A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.
§ 3º O eixo estratégico do cuidado em saúde tem por objeto fortalecer as práticas populares de cuidado, o que implica apoiar sua sustentabilidade, sistematização, visibilidade e comunicação, no intuito de socializar tecnologias e perspectivas integrativas, bem como de aprimorar sua articulação com o SUS.
REDES DE ATENÇÃO Á SAÚDE Organizados por meio de uma rede integrada, poliárquica de pontos de atenção à saúde que prestam assistência contínua e integral a uma população definida, com comunicação fluida entre os diferentes níveis de atenção à saúde.
A Educação Popular caracteriza-se por uma forma de educar horizontal, dialógica, que res- peita os saberes dos educandos e tem como princípios a ética, a solidariedade e a transformação social.
A educação popular em saúde busca não apenas a construção de uma consciência sanitária capaz de reverter o quadro de saúde da população, mas a intensificação da participação popular radicalizando a perspectiva democratizante das políticas públicas.