Quando uma pessoa espirra três vezes seguidas significa que o próximo dia promete tempo bom. No Tamil, as pessoas dizem "Nooru" quando uma pessoa espirra, abençoando-a para viver mais de 100 anos.
Quando partículas como poeira, pólen, ácaros, vírus e bactérias irritam o nariz ou a garganta, ocorre o espirro. Quando o espirro se manifesta em excesso, é sinal de que há um quadro alérgico.
Segundo o alergista Claudio Ianni, membro da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia de Minas Gerais, não existe uma média de espirros classificada como normal. O ato é um mecanismo habitual das vias aéreas superiores, e qualquer pessoa, independente de ser alérgica ou não, está sujeita praticá-lo.
Segundo Júnior, o espirro é um ato reflexo, quando respiramos alguma coisa que irrita o nariz, espirramos para nos proteger. Além disso, outro mecanismo de defesa é a coriza, que vai lavar o nariz, removendo o que o impactou. — Quando a gente respira, o ar vai batendo no nariz e a sujeira é retida.
Espirrar é algo normal. O espirro é a forma como o corpo expulsa qualquer substância estranha que tenha invadido o organismo e entrado em contato com seu nariz, ou quando é preciso limpar as vias nasais, colocando para fora algo que não deveria estar ali.
A principal causa dos espirros constantes são reações alérgicas que podem afetar qualquer pessoa, mas que afetam especialmente pessoas com asma ou rinite.
No pós-operatório recente, recomenda-se por a mão no local ao espirrar, para "segurar"e assim diminuir o impacto. Após 3 meses, o desconforto pode continuar pela cicatrização, mas a chance de prejuízo no resultado cirúrgico é praticamente nulo. Mantenha o acompanhamento regular com seu cirurgião.
Eis outras estratégias para conseguir parar de espirrar:
Conheça-os. Em média, uma pessoa passa 24 horas da sua vida a espirrar, fazendo-o cerca de duas vezes por dia.
O espirro é provocado por nosso próprio sistema imunológico. Isso mesmo, em resumo, espirrar é bom. Quando nosso corpo detecta a presença de micro-organismos em nossas vias respiratórias, ou seja, no nariz, garganta ou boca, nosso organismo providencia um espirro para tentar expelir o invasor indesejado.