As espinhas ao redor da boca geralmente respondem a resíduos de alimentos ácidos (como limão, vinagre), que podem irritar a pele e causar inflamações, e restos de gordura provinientes de frituras, que podem bloquear os poros.
"Para quadros de acne comum, o uso de sabonetes que controlem a oleosidade sem agredir a pele, além de produtos para tratamento, como os contendo LHA e ácido glicólico está indicado", afirmou. Casos mais graves podem necessitar de terapias sistêmicas, como o uso de antibióticos específicos.
A dermatologista Thais Guerreiro diz que cravos e espinhas no queixo na fase adulta podem ser resultado de alteração hormonal. É muito comum que mulheres adultas e sem histórico de acne fiquem incomodadas com o aparecimento de cravos e espinhas ao redor dos lábios e na região do queixo.
Se suas espinhas aparecem frequentemente no queixo ou no maxilar, é provável que elas não estejam ligadas à estresse, e sim ao seu ciclo menstrual. Ainda mais, se ela for dolorida. Já a acne por estresse, normalmente aparece nas áreas mais oleosas do rosto, na zona T, principalmente na testa e no nariz.
O aparecimento de espinhas nos braços, especialmente na parte do tríceps, pode ter sua origem em má circulação ou deficiência de vitaminas. Outra causa possível é uma secreção excessiva de gordura na pele, que pode ser resolvida com esfoliantes, máscaras e / ou cremes hidratantes.
As espinhas internas, assim como as normais, se formam em consequência da obstrução das glândulas sebáceas (localizadas na camada mais profunda da pele) por uma secreção chamada de sebo.
Procurar um médico é sempre a melhor opção. O nascimento da acne nos lábios pode também ser motivo de muitas dúvidas para as mulheres. No início é formada apenas uma área avermelhada que acaba sendo confundida com o próprio herpes.
De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde. "Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo", pontuou.
A espinha interna, cientificamente chamada de acne nódulo-cística, é um tipo de acne que surge na camada mais interna da pele, é palpável, bastante dolorida e o seu surgimento está normalmente relacionado a alterações hormonais, principalmente devido à adolescência, estresse e período menstrual, por exemplo.