Cohen e Burns (2007) descrevem um dente com Periodontite Perirradicular Aguda tendo uma resposta extremamente dolorosa à pressão da mordida ou à percussão. Este dente pode ou não responder aos testes de vitalidade pulpar e a radiografia geralmente exibirá um espessamento do espaço do ligamento periodontal.
O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).
A periodontite apical se refere à inflamação do periodonto - o tecido que envolve os dentes. Apical significa "relativo ao ápice" de modo que a inflamação geralmente ocorre em torno da ponta - ou ápice - da raiz do dente. Existem dois tipos de periodontite apical: Assintomática.
Qual a função do ligamento periodontal (LPD)? O ligamento não dá suporte ao tecido gengival externo e só é encontrado entre a raiz do dente e o osso adjacente. Esse tecido complexo permite que o dente funcione sob a carga da mastigação e absorva o excesso de pressão resultante do bruxismo.
(1999) a pericementite apical aguda é uma inflamação localizada no ligamento periodontal na região periapical. O exame radiográfico mostra pouca variação, indo do normal a um espessamento do pericemento apical.
Introdução: as periapicopatias inflamatórias de origem endodôntica são as doenças mais frequentes dos ossos maxilares e ocorrem principalmente como consequência da disseminação da infecção endodôntica.
O ligamento periodontal é definido como a estrutura de tecido conjuntivo frouxo, ricamente celularizado e vascularizado, que se situa entre o cemento e osso alveolar, unindo os dentes aos maxilares pelas fibras de Sharpey. ... Também são derivadas do ligamento periodontal.
O ligamento periodontal além de mecanoceptores possuem também proprioceptores, que possuem seu centro trófico no núcleo mesencefálico. Assim, os receptores do ligamento periodontal associado a receptores de músculos e tendões desempenham um papel essencial na regulação dos movimentos e forças da mastigação.
É uma infecção rara e agressiva nas estruturas de suporte dos dentes (gengivas, ligamento periodontal e osso) que promove a rápida e quase sempre irreversível perda de inserção das raízes a estas estruturas.
A Pericementite pode apresentar-se espontaneamente como consequência de uma infecção profunda da polpa dental, provocada por uma técnica operatória inadequada, resultado de infecção periodontal avançada ou ser produzida por agudização ou agudecimento de um processo crônico preexistente.