Ouvir vozes é uma alucinação auditiva que pode ou não estar associada com um problema de saúde mental. É o tipo mais comum de alucinação em pessoas com distúrbios psicóticos como a esquizofrenia.
Sonhar e acordar com uma voz te chamando relaciona-se a ansiedade, mas também pode indicar manifestações mediúnicas.
A resposta é simples: porque o timbre, que nos permite identificar quando sons são produzidos por diferentes instrumentos ou vozes, e a frequência do chamado não são as mesmas da música que você está ouvindo.
Ouvir vozes na cabeça, interrompendo seus pensamentos, é tão comum que é considerado normal, segundo psicólogos. Uma pesquisa realizada na Holanda sugere que uma em 25 pessoas ouve vozes regularmente.
É como escutarmos que algumas pessoas ouvem o seu próprio nome ser chamado, mas na realidade não ter ninguém por perto. Muitas podem ser as causas desse fenômeno, mas a sua crença vai pesar muito no que pode ser acreditado.
Pode ficar mais difícil de encontrar, mas ela está lá, perceptível. Pedro André Kowacs, chefe do Serviço de Neurologia do Instituto de Neurologia de Curitiba, explica que, além disso, nós reconhecemos facilmente os fonemas que formam o nosso nome, porque eles já têm um campo receptivo próprio em nosso cérebro.
Ouvir vozes não é normal, poderá ser indicativo de algum transtorno, o melhor a fazer é buscar um Psicologo para que este possa orientar e se for o caso encaminhar para uma consulta Psiquiátrica, se necessário medicamento.
A esquizofrenia é uma doença cerebral complexa. Geralmente é hereditária e pode causar sintomas preocupantes, como ouvir vozes e ter problemas para pensar de forma clara e relacionada aos outros.
Você diz que ouve vozes "quando" está dormindo. Se for um erro de expressão e elas ocorrem quando está prestes a adormecer ou acabou de acordar, realmente se trata de alucinações hipnagógicas (antes de adormecer) ou hipnopômpicas (ao despertar). Se você tem alucinações durante, são sonhos e não alucinações.
"Ela é manifestada por meio dos sintomas depressivos, que são acompanhados dos sintomas psicóticos, como delírios e alucinações", diz a médica. Quem é diagnosticado com a depressão psicótica pode ouvir vozes e ver pessoas que não existem.