A equidade interna se refere à estrutura de retribuições dentro da própria companhia, enquanto a equidade externa se refere à retribuição que se recebe no mercado por um trabalho semelhante.
Para transformar a equidade salarial em uma realidade dentro da sua empresa é fundamental desenvolver uma boa política de remuneração....Separamos 4 dicas para tornar esse processo mais assertivo.
A equidade salarial acontece quando não há diferença de remuneração entre pessoas que realizam o mesmo trabalho, seja ele dentro de uma instituição ou empresa.
Fato é que a administração salarial é uma atividade que busca manter o equilíbrio (interno e externo) dos salários e dos benefícios, de forma que os empregados sintam-se reconhecidos, de maneira justa e equilibrada.
Benefícios de mais equidade aos colaboradores Os ganhos obtidos quando falamos em mais equidade nas empresas são inúmeros. Principalmente se entendemos que ao promover a equidade a organização poderá aproveitar muito mais dos conhecimentos e habilidades do colaborador, que se sente motivado e entrega mais eficiência.
O equilíbrio externo no plano de cargos e salários se refere à consideração das práticas do mercado, na montagem do plano da organização. Ele é o responsável por analisar o que as demais empresas têm praticado em relação aos salários e benefícios oferecidos, bem como as descrições das atividades de cada cargo.
Entende-se a remuneração como sendo estratégica e diretamente atrelada aos resultados da organização. A remuneração precisa estar alinhada com os objetivos estratégicos para que possa resultar em um fator motivador para a força de vendas e assim fazer com que esta seja orientada para o resultado.
O que diz a lei sobre equiparação salarial? A equidade salarial entre gêneros já é defendida por lei. ... Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade."