O equivalente-grama é uma modalidade de cálculo em Química usada para determinar uma massa que mobilizou um mol de elétrons. Equivalente-grama (representado pela letra E) é a massa em gramas de um elemento, substância simples ou substância composta, que movimenta 1 mol de elétrons durante a formação desse material.
É definida como o número de equivalentes (Eq) de soluto contido em 1 litro de solução ou o número de miliequivalentes (mEq) contido em 1 mililitro de solução.
Um miliequivalente (mEq) é 1/1.000 de um equivalente.
A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação. Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
Unidade que designa o número de gramas de um soluto que contém 1 ml de uma solução normal. Símbolo: mEq.
A glicose no sangue é medida em termos de molaridade, medidos em mmol / L ou milimoles por litro. Nos Estados Unidos, e em menor grau em outros lugares, em concentração de massa, medida em mg / dL. Si uma cifra em mg / dL tem de ser convertida em mmol / L, tem que ser dividida por 18 ou multiplicada por 0,055.
Um miliequivalente é definido como 1/1000 de um equivalente de um elemento, radical ou composto químico. Sua abreviação é "mEq". A equação utilizada para calculá-lo é: peso atômico (g) / (valência x 1000).
(sódio do paciente – sódio esperado) x peso (em Kg) x 0.6. Ideal é nessa fórmula usar um sódio esperado que seja apenas 6 ou 8 mEq acima do sódio encontrado (ou seja que calcule-se no máximo um delta de 8 mEq). O fator 0.6 é usado considerando que a água corporal total é em media 60% do peso.