en·vi·ar ar. 1. Remeter, mandar. 2.
6) Nesse quadro de exemplos de utilização intercambiável do pronome pessoal oblíquo átono ou do pronome pessoal oblíquo tônico se inclui a resposta à indagação da leitora, em que estão corretas ambas as variáveis da frase que ela apresentou: (i) "Enviem-me a resposta" (correta); (ii) "Enviem para mim a resposta" ( ...
Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo. Mas isto, prezados consulentes, é tudo facultativo.
Enviem é um Verbo, imperativo 3a pessoa plural de enviar;
Enviem vem do verbo enviar. O mesmo que: expeçam, comuniquem, leguem, remetam, transmitam.
Mim é um pronome pessoal oblíquo tônico, sendo regido por uma preposição e tendo, na frase, a função de objeto indireto. Exemplo: Ele ajudou a mim. Me é um pronome pessoal oblíquo átono, podendo assumir a função de objeto direto ou indireto. Exemplo: Ele ajudou-me.
Enviar significa expedir, remeter, mandar, encaminhar. A pronúncia das duas palavras é diferente. Em enviasse (en-vi-as-se) a sílaba tônica é o as e em envia-se (en-vi-a--se) a sílaba tônica é o vi.
Enviaram é a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e a terceira pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo. Já enviaram a carta? Provavelmente já enviaram alguém para resgatá-los. Enviarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo.
A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.