Significado de Delivery substantivo masculino Sistema de entrega em domicílio; ação de entregar, de levar compras até ao endereço indicado por quem as comprou: rede de restaurantes com delivery de comida.
Já o Domicílio, conforme definição do dada pelo Código Civil, pode ser o local onde a pessoa estabelece sua residência definitiva, ou local onde a pessoa exerce suas atividades profissionais. ... O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.
do·mi·ci·li·ar ar
Etimologicamente, vem do termo latino domus, que significa "casa". ... O termo 'domicílio' é também empregado, excepcionalmente, no direito, para indicar a casa de morada de pessoa.
Em suma, à visão da gramática normativa, a forma lógica e correta é "entrega em domicílio". Ratifico: entrega em casa, entrega na empresa, entrega no escritório, entrega na escola.
O verbo entregar rege dois complementos: um sem preposição; outro com a preposição "a": Entregar algo a alguém. O termo domicílio não indica pessoa, mas sim lugar, que é regido pela preposição "em": entregar algo a alguém em algum lugar.
Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso. ... É também domicílio da pessoa natural, quanto às relações concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.
1 Lugar onde uma pessoa mantém sua residência habitual; habitação, morada, residência. 2 por ext Cidade, localidade, região etc. em que se encontra essa habitação. 3 Jur Lugar em que uma pessoa ou sociedade está legalmente estabelecida para o cumprimento de seus deveres e o exercício de seus direitos.
A domicílio x À domicílio Em regra, não se usa crase antes de palavras masculinas, porque não há uma fusão entre a preposição "a" e o artigo feminino "a". Por isso, a forma correta é a domicílio.
A regra estabelece que essa última locução adverbial deve ser usada nos casos de verbos que indicam movimento, como: levar, enviar, trazer, ir, conduzir, dirigir-se. ... Já a locução adverbial "em domicílio" é usada com os verbos sem noção de movimento: entregar, dar, cortar, fazer.