Alimentar ou comer em demasia; também designado por empanturrar; 2. (Popular) Provocar espanto ou surpresa aborrecida; 3.
adjetivo Empanturrado; completamente satisfeito; cheio de comida; que comeu exageradamente. Etimologia (origem da palavra empanzinado).
Grande concentração gases na barriga, difícil digestão. causa muito incômodo. Ele ficou empanzinado depois de comer descontroladamente no jantar.
Cinto largo de couro ou de camurça, provido de bolsinhos, usado para se guardar dinheiro e objetos miúdos, e também para o porte de armas: "Duma feita que viajava de escoteiro, com a guaiaca empanzinada de onças de ouro, vim parar aqui neste mesmo passo" (Simões Lopes Neto, Contos Gauchescos e Lendas do Sul, p.
O estufamento abdominal não é raro. Isso porque as causas são as mais variadas. As mais comuns são gases, desconforto por comer muito ou rápido demais, ou simplesmente pelo fato da pessoa engolir ar enquanto se alimenta.
Comer depressa demais sem mastigar direito os alimentos; Beber líquidos em excesso durante as refeições; Abusar de alimentos gordurosos e de frituras.
Excesso de gases O consumo de alimentos muito condimentados, com temperos em excesso também são algumas das causas frequentes da barriga inchada, pois estimulam a formação de gases intestinais, que tendem a dilatar a região abdominal inferior.
A indigestão é uma dor ou desconforto no abdômen superior. As pessoas também podem descrever a sensação como flatulência, sensação de plenitude, ardência ou queimação.
Significado de Guaiaca substantivo feminino [Brasil: Sul] Cinto largo, de couro macio ou de camurça, guarnecido de pequenas bolsas, e que serve para guardar dinheiro, portar armas etc.
Guaiaca é um termo de origem aimará, que corresponde a um artigo típico da vestimenta do gaúcho.