A expressão "em se plantando tudo dá" remete à Carta escrita em 1º de maio de 1500 por Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel, contando sobre a nova terra. Desse fragmento é que nasceu o "em se plantando tudo dá", expressão usada até hoje e que designa que a terra era fértil. ...
E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á tudo por bem das águas que tem". Essa é apenas uma fração da carta do Pero Vaz de Caminha, de onde se extraiu a frase "Em se plantando tudo dá".
Pero Vaz de Caminha se enganou ao afirmar, em sua famosa carta ao rei de Portugal, que "nesta terra, em se plantando tudo dá". ... Sua razão não está na terra, e sim na reciclagem dos minerais do solo – que se recompõem à medida que os restos das plantas e animais mortos apodrecem."
Foi a sensação de fartura que nos destruiu, fazendo-nos pensar que a água não acabaria, as matas estariam ali para sempre, ou poderiam ser derrubadas, porque ainda haviam muitas outras matas, a caça era muita e poderia alimentar a todos.
Conteúdo da Carta O deslumbramento dos europeus em relação à descoberta do "Novo Mundo" é bem evidente nos registros feitos por Caminha. Na Carta ele descreve suas impressões sobre o território que viria a ser chamado de Brasil. Ele documenta a composição física à primeira vista do território.
A carta de pero vaz de caminha foi escrita por que como não tinha como não tinha outros meios Pedro Álvares Cabral mandou o seu escrivão escrevi como teria descobrido o Brasil e quais eram caracteristicas físicas relatando com detalhes a chegada dos portugueses como foi o contato com os índios .
No arquivo, o manuscrito de Caminha - 27 páginas de papel, com formato de 29,6 cm X 29,9 cm - repousou esquecido durante os séculos seguintes. Somente em 1773, o diretor do arquivo, José Seabra da Silva, mandou fazer uma nova cópia da Carta do Achamento.
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou as suas impressões sobre a terra que posteriormente viria a ser chamada de Brasil. ... Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Caminha enviou a carta para o rei D. Manuel I (1469-1521) para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o principal relato da "descoberta do Brasil" pelo navegador português Pedro Álvares Cabral. ... A carta de Pero Vaz de Caminha é considerada hoje o mais importante documento a respeito do Descobrimento do Brasil.